Ataques virtuais são muito comuns atualmente, estar antenado com o assunto é primordial para evitar incômodos. Fique ligado na última novidade dos crackers para roubar suas informações, o Tabjacking.
É inevitável correr risco de ataques virtuais enquanto navegamos pela internet, isso todo mundo já sabe. Além de instalar programas para a defesa do computador, como antivírus e anti-spywares, é preciso estar atento com as ameaças criadas por pessoas mal-intencionadas. A cautela é a melhor precaução contra pragas digitais.
Entretanto, esta missão não é tão fácil quanto parece. Os crackers não são nada bobos e têm inovado na maneira de roubar informações na web. A última novidade desses meliantes é o chamado Tabjacking ou Tabnabbing, uma forma de phishing camuflado como páginas conhecidas.
Confira neste artigo tudo sobre a mais nova ameaça na internet e fique atento para não ser fisgado neste engenhoso truque.
O que é phishing?
O Tabjacking é um tipo de phishing e para entender como ele funciona é preciso entender claramente o que é esse tipo de crime virtual. Sucintamente, o phishing (conceito que no inglês referencia o termo fishing, uma tradução literal de pescaria) é uma fraude realizada na internet com o intuito de adquirir impropriamente dados e informações pessoais.
Esta infração é caracterizada quando uma pessoa (o cracker) se faz passar por uma empresa ou outra pessoa e solicita suas informações sigilosas, como senha e número de cartões de crédito ou qualquer outra identidade confidencial. Os ataques mais comuns acontecem através de emails, spams, redes sociais ou mensageiros instantâneos e visam, principalmente, a obtenção de dados financeiros.
Vamos a um exemplo para deixar a definição mais explícita: digamos que você seja cliente do (imaginário) banco JamaicaStyle, possui conta e saldo ativos. Ao abrir sua caixa de entrada de email existe uma mensagem do seu banco muito estranha, com um endereço de origem inusitado e solicitando que você clique em um link para atualizar seu cadastro, caso contrário sua conta será cancelada.
Assustado com o informe, sem balbuciar, você clica e preenche o formulário. Não tem mais volta, você caiu na isca dos farsantes. Esse é um exemplo clássico de phishing. Outro caso muito famoso foi o do Orkut Ouro, no começo deste ano. Clique aqui e confira mais detalhes da brincadeira de mau gosto. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o artigo “O que é Phishing?” para obter mais informações e este aqui para ficar por dentro dos golpes cibernéticos mais aplicados.
Cuidado! O novo truque dos crackers
Os crackers, realmente, não têm nada de bobos. Vendo que os tradicionais golpes não retornavam mais como antigamente, eles resolveram inventar uma nova maneira de aplicar suas fraudes, desta vez muito mais planejada e elaborada. O novo estilo de ataque tem sido chamado de Tabjacking, seu diferencial é a forma “camuflada” de atuação.
Como funciona
Diferentemente dos sistemas de phishing convencionais, a novidade criminosa usa páginas falsas, muito semelhantes com os serviços verídicos, para ludibriar o usuário e conseguir dados confidenciais. O elaborado sistema de roubo de informações utiliza uma característica muito comum aos navegadores atualmente, as abas múltiplas.
Um exemplo muito bacana e esclarecedor foi apresentado por Aza Raskin - um dos líderes de criação na Mozilla Corporation -, confira no vídeo seguinte (em inglês) uma explicação detalhada de como a inovação mal-intencionada atua:
Como pode-se observar, o Gmail é imitado de maneira bem convincente. Enquanto o internauta navega despreocupado, o Tabjacking entra em ação através de links ou pop-ups em páginas populares da web e abre na surdina uma nova aba no browser. Eis que está o diferencial deste tipo de phishing, pois a janela aberta tem o visual, título e ícone de um serviço comum, neste caso o Gmail.
Quando o usuário se dá conta das várias abas abertas lá está seu serviço de email, por exemplo, exibindo a página inicial e solicitando o login. É muito comum que por impulso a pessoa insira seus dados e confirme a operação. O phishing, em mais uma jogada inteligente dos cackers, redireciona as informações adquiridas para o serviço do Gmail e realiza o login normalmente, ou seja, o usuário nem percebeu que foi fisgado.
Pode parecer que cair nessa fraude seja coisa de iniciantes, não é mesmo? Mas dê uma olhada na imagem abaixo e veja se o visual da farsa não é muito parecido com o serviço original. Perceba o título da página e o ícone idênticos com os do Gmail e os aspectos visuais semelhantes. O flagra acontece se você olhar para o endereço da página (o endereço apresentado é do site de Aza Raskin, que exibiu esse teste, não se trata de um Tabjacking operando).
Previna-se
As ameaças virtuais estão cada vez mais perspicazes e presentes no nosso dia a dia. Portanto, estar atento com todos os nossos passos no mundo digital é fundamental para evitar inconvenientes e prejuízos. Seguem algumas dicas para você não cair nas armadilhas da web:
1º - Verifique a veracidade dos emitentes de qualquer tipo de mensagem, seja por email, rede social ou mensageiro instantâneo. Pergunte ao seu amigo se realmente foi ele que mandou aquele link ou para o gerente do seu banco sobre qualquer notificação de problema com sua conta, por exemplo.
2º - Não abra mensagens que levantem suspeitas, com emitentes desconhecidos ou serviços em que você não está cadastrado.
3º - Não acredite em tudo o que recebe por email, ninguém lhe dará um milhão de reais para clicar em um link.
4º - Caso queira uma prevenção contra esse tipo de ataque, você pode instalar um anti-phishing. Por exemplo: Phishing Detector, PhishGuard for Firefox, Phishing Doctor e McAfee SiteAdvisor Internet Explorer.
5º - Mantenha os softwares de defesa da máquina (antivírus, anti-spyware e anti-phishing) e o navegador sempre atualizados.
6º - Em serviços que requisitem login, sempre verifique se o endereço da página é autêntico. Os cadeados exibidos na Barra de endereços ou no canto inferior do browser são uma simples e prática maneira de realizar essa verificação.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
sábado, 15 de maio de 2010
Os 10 jogos mais hardcore que já foram anunciados para E3 de 2010
Castlevania: Lords of Shadow
Plataformas: Xbox 360 / PlayStation 3
Produtora: Konami
Desenvolvedora: MercurySteam
O que é?
A versão mais sombria e apocalíptica da série. O protagonista Gabriel é quem será o caçador que estará no encalço do vampirão Dracula. O game será em terceira pessoa, já tem trailers que deixam qualquer um embasbacado com os gráficos e, tudo indica que a jogabilidade e os puzzles ganharão nosso respeito eterno.
Por que merece sua atenção hardcore?
O game tem tudo para ser um sucesso – os últimos jogos da série foram. E desta vez, não só o produtor Koji Igarashi estará de olho em sua cria, como também podemos contar com a sagacidade do gênio Hideo Kojima que está supervisionando a produção do jogo.
Crysis 2
Plataformas: PC / Xbox 360 / PlayStation 3
Produtora: Electronic Arts
Desenvolvedora: Crytek Studios
O que é?
A continuação mais aguardada do FPS que exige o melhor PC gamer. A grande novidade é que o game não mais será exclusivo dos Pcs, ganhando versões para PlayStation 3 e Xbox 360. Tudo isso graças a novíssima CryENGINE 3, engine criada pela produtora especialmente para o game.
Por que merece sua atenção hardcore?
O que já era bom ficará ainda melhor. Veja pelas imagens e comprove. A nova engine promete muito mais realismo tanto no visual quanto na física e jogabilidade. Isso sem falar na nova Nanosuit usada pelo protagonista – cheia
de novidades para empolgar qualquer um, seja no single player ou multiplayer.
Dead Space 2
Plataformas: PC / PlayStation 3 / Xbox 360
Produtora: Electronic Arts
Desenvolvedora: Visceral Games
O que é?
O jogo horror que fez a série Silent Hill parecer um parque de diversões voltará nos consoles e Pcs. Desta vez, o protagonista Isaac Clarke terá que enfrentar os Necromorphs levando em conta não só a sua sobrevivência, mas também a missão de dar fim nesta espécie mutante.
Por que merece sua atenção hardcore?
Segundo a produtora, o game promete muitas novas armas e equipamentos, além de novos personagens que desempenharão papéis fundamentais na história. Ah, e também já estão confirmados muito mais ambientes que utilizarão da gravidade Zero para fazer da sua aventura um terror inesquecível.
Fable III
Plataforma: Xbox 360
Produtora: Microsoft Games Studio
Desenvolvedora: Lionhead Studios
O que é?
A terceira investida do produtor Peter Molyneux de fazer com que os jogadores se sintam deuses de sua causa e decidam trilhar o caminho que trilharão em sua aventura medieval. Desta vez com direito de sermos o filho do protagonista que fomos em Fable II.
Por que merece sua atenção hardcore?
Desta vez você lidará com questões como tirania, pobreza e injustiça no reino de Albion, que é praticamente dividido ao meio após uma guerra que acontece cinco anos após os eventos do game anterior. Até onde você estará disposto a sacrificar a segurança da coroa de Albion? Esta é apenas uma das perguntas que você terá que responder em Fable III.
Gears of War III
Plataforma: Xbox 360
Produtoras: Microsoft Games Studio
Desenvolvedora: Epic Games
O que é?
O suposto desfecho da trilogia mais amada do Xbox 360. Muito pouco foi revelado – apenas um trailer raso e poucas imagens. Mas tudo indica que desta vez o mundo está com seus dias contados e precisa muito da ajuda de Marcus Fenix e sua trupe para salvá-lo. E ai? Você não vai querer ficar de fora dessa, certo?
Por que merece sua atenção hardcore?
Anya na equipe? Don deixando sua vaidade em prol de um melhor desempenho entre os COGs? Novos modos multiplayers? Mais mapas? Ou tudo isso junto? O mestre/produtor Cliff B. é quem nos dirá, portanto fique de olho.
Gran Turismo 5
Plataforma: PlayStation 3
Produtora: Sony CEA
Desenvolvedora: Polyphony Digital
O que é?
O mais aguardado jogo da franquia de corrida mais famosa das últimas décadas. Será também o primeiro game da série (e talvez o único) para o PlayStation 3 e feito para o PlayStation 3. O game foi anunciado na E3 de 2006, ou seja, de lá pra cá ele está no forno do produtor Kazunori Yamauchi cozinhando e temperando pra deixá-lo no jeito que queremos.
Por que merece sua atenção hardcore?
Hum… 950 carros, mais de 20 pistas (incluindo a pista de teste da série TopGear), os novíssimos carros híbridos e elétricos, suporte HD, multiplayer online para até 16 jogadores e até mesmo opção para exportar seus replays
diretamente para o YouTube.
Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds
Plataformas: PlayStation 3 / Xbox 360
Produtora: Capcom
Desenvolvedora: Capcom
O que é?
O crossover mais jogado nos Arcades, Dreamcast, PS2, Xbox e nas redes online XBLA e PSN imprimindo a assinatura da Capcom nos consoles do momento. Gráficos 3D, jogabilidade 2D e a promessa de uma infinidade de personagens das franquias Capcom e Marvel garantem a expectativa do título.
Por que merece sua atenção hardcore?
A Capcom fez bonito com Super Street Fighter IV e seu último crossover, Tatsunoko vs Capcom. Com uma franquia tão importante como essa, fica difícil acreditar que a produtora possa errar na fórmula de alguma forma.
Novo Zelda
Plataforma: Wii
Produtora: Nintendo
Desenvolvedora: Nintendo
O que é?
A mais nova aventura de Link no mundo de Hyrule foi prometida nos segundos finais da E3 de 2009. Um ano inteiro se passou e tudo que temos é uma única artwork promocional do jogo que, até então está garantido no Wii.
Por que merece sua atenção hardcore?
É Zelda. É o jogo mais hardcore da Nintendo que está confirmado para essa E3. Só por isso você precisa ficar de olho. Fora que é 100% garantido que o game funcionará com o Wii Motion Plus, oferecendo muito mais realismo às espadadas de Link.
Rock Band 3
Plataforma: Xbox 360 / PlayStation 3
Produtora: Electronic Arts
Desenvolvedora: Harmonix
O que é?
A mais nova edição do game musical mais jogado entre jogadores hardcore ou não. A produtora não revelou como será o novo game ou quais bandas e músicas estão confirmadas. Mas vale lembrar que meses atrás soubemos que todos os instrumentos do jogo ganhariam uma versão mais realista.
Por que merece sua atenção hardcore?
Jogo musical mais realista do que nunca. Precisa dizer mais? Ok, já sabemos que teremos uma edição só com a banda Green Day, ou seja, a produtora não gastaria sua ficha em um game paralelo se este aqui não fosse realmente convidativo, certo?
SOCOM 4: U.S. Navy Seals
Plataforma: PlayStation 3
Produtora: Sony CEA
Desenvolvedora: Zipper Interactive
O que é?
A verdadeira sequência da série de guerra exclusiva da Sony, agora no PS3. A missão agora acontece no sudeste da Ásia, quando um exército revolucionário toma controle da região de forma que suas ações passam a influenciar na economia global. Seu papel como comandante da esquadra Ops Com é levar seus cinco soldados no campo e dar fim a essa guerra sem sentido.
Por que merece sua atenção hardcore?
No PS3 o jogo promete ser megalomaníaco no que diz respeito a gráficos, jogabilidade e, principalmente modo online. Espere por muitos mapas, armas, equipamentos e missões paralelas. É a volta dos clãs, dos sistemas de leaderboards e das partidas com 32 jogadores metralhando ao mesmo tempo.
Fonte: E3expo
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Veja como mudar a tela de logon do Windows (Dica do Dj SnakeRoots)
Ter a mesma tela de logon todos os dias pode ser um pouco chato e até mesmo incômodo para algumas pessoas. Agora você aprende a fazer com que esta parte do seu PC tenha a sua cara!
Padrões do Windows não precisam ser sinônimos de coisas estagnadas e sem personalidade. Embora exija um pouco mais de trabalho, você pode fazer com que o computador inteiro fique com o seu jeito e as suas preferências. Afinal, de que adianta um personal computer se ele não está personalizado?
Apesar de receber o mesmo nome, cada versão do Windows tem suas especificidades e programas adequados à alteração de tela de logon. Assim, se você pretende personalizar o computador desde essa primeira etapa, precisa ter o software compatível com a sua versão do sistema operacional. Para tanto, existem o LogonStudio for XP(http://www.baixaki.com.br/download/logonstudio-for-xp.htm), LogonStudio Vista(http://www.baixaki.com.br/download/logonstudio-vista.htm) e, por fim, o Windows 7 Logon Screen Editor(http://www.baixaki.com.br/download/windows-7-logon-screen-editor.htm).
Antes de começar, você deve estar certo de qual é a sua versão. Do contrário, o programa errado pode causar problemas ao sistema operacional. Depois disso, recomendo que você faça um ponto de restauração e o backup dos arquivos mais importantes. Afinal, todas as mudanças desse gênero podem, eventualmente, apresentar problemas.
Veja a seguir as opções para cada um dos sistemas operacionais da Microsoft.
Mãos à obra!
Windows XP
Pode-se dizer, sem a menor sombra de dúvida, que o LogonStudio for XP é o mais completo dos programas para fazer alterações na tela de logon do Windows. Ainda assim, ele não dispensa a necessidade de tomar precauções contra eventuais problemas de funcionamento do seu computador. Por isso, certifique-se de ter feito os pontos de restauração e backups!
Depois de ter tomado essas medidas, você já pode baixar e instalar o seu LogonStudio for XP. Quando você tentar iniciar o programa, é importante que faça o registro. Do contrário, não é possível executar este software. Feito isso, você pode criar novas telas.
Clique em “New” (Novo) e preencha a janela que vai aparecer apenas com os dados essenciais como o nome do tema e o seu próprio nome – afinal é importante assumir a autoria! Depois, confirme clicando em “Create” e prepare-se para o próximo passo.
A janela que surge em seguida é bastante completa. Portanto, esteja preparado para clicar e alterar cores, imagens e fontes como nunca! Preste atenção nas divisões que o programa impõe à tela de logon. Você deve segui-las, afinal trata-se de uma estrutura bastante delicada.
Depois de personalizar à vontade, você deve clicar no primeiro ícone da Barra de ferramentas do programa. Porém, se você preferir algo imediato, pode usar os modelos que o LogonStudio for XP já possui na sua biblioteca de exemplos. Basta clicar e aplicar.
Windows Vista
Se o seu sistema operacional for o Windows Vista, você deve usar o LogonStudio for Vista. Entretanto, só faça as alterações se todas as medidas preventivas (ponto de restauração e backup) já estiverem completas. Depois de certificar-se, faça o download do programa clicando aqui.
Assim que o LogonStudio for Vista estiver instalado na sua máquina, é hora de criar suas próprias telas de logon. Clique na opção “Create” (Criar) para abrir a janela de nomeação da sua nova tela de logon.
Depois, clique em “Browse” (Procurar) para buscar a imagem a qual você pretende usar como plano de fundo para a sua tela de logon. Quando encontrá-la, conclua clicando em “Save” (Salvar). Para finalizar a operação, clique em “Apply” quando o tema desejado estiver selecionado.
Windows 7
Em total discordância com as versões anteriores, o programa para personalização de tela de logon do Windows 7 é o mais fácil de operar. O Windows 7 Logon Screen Editor dispensa qualquer tipo de instalação. Porém, ele pede que você determine o idioma de uso logo que executa o software.
Infelizmente, não há versão em português. Por isso, você deve usar aquela em inglês deste software. Depois disso, você é levado a uma janela para de personalização da tela de logon. Como se trata de um software simples, você pode apenas trocar a imagem de fundo.
Para fazer isso, clique em “Set as background” (Definir como plano de fundo). Caso deseje reverter, clique no botão vizinho a este – “Default background” (Plano de fundo padrão) para restaurar. Pronto! Agora a sua tela de logon já está personalizada de acordo com a sua vontade!
Depois disso tudo, não se esqueça de reiniciar o computador para confirmar se todas as mudanças ocorreram como deveriam. Se a sua tela personalizada apareceu sem qualquer problema, parabéns! Agora você já possui um verdadeiro personal computer!
Até a próxima dica do Dj SnakeRoots!
Padrões do Windows não precisam ser sinônimos de coisas estagnadas e sem personalidade. Embora exija um pouco mais de trabalho, você pode fazer com que o computador inteiro fique com o seu jeito e as suas preferências. Afinal, de que adianta um personal computer se ele não está personalizado?
Apesar de receber o mesmo nome, cada versão do Windows tem suas especificidades e programas adequados à alteração de tela de logon. Assim, se você pretende personalizar o computador desde essa primeira etapa, precisa ter o software compatível com a sua versão do sistema operacional. Para tanto, existem o LogonStudio for XP(http://www.baixaki.com.br/download/logonstudio-for-xp.htm), LogonStudio Vista(http://www.baixaki.com.br/download/logonstudio-vista.htm) e, por fim, o Windows 7 Logon Screen Editor(http://www.baixaki.com.br/download/windows-7-logon-screen-editor.htm).
Antes de começar, você deve estar certo de qual é a sua versão. Do contrário, o programa errado pode causar problemas ao sistema operacional. Depois disso, recomendo que você faça um ponto de restauração e o backup dos arquivos mais importantes. Afinal, todas as mudanças desse gênero podem, eventualmente, apresentar problemas.
Veja a seguir as opções para cada um dos sistemas operacionais da Microsoft.
Mãos à obra!
Windows XP
Pode-se dizer, sem a menor sombra de dúvida, que o LogonStudio for XP é o mais completo dos programas para fazer alterações na tela de logon do Windows. Ainda assim, ele não dispensa a necessidade de tomar precauções contra eventuais problemas de funcionamento do seu computador. Por isso, certifique-se de ter feito os pontos de restauração e backups!
Depois de ter tomado essas medidas, você já pode baixar e instalar o seu LogonStudio for XP. Quando você tentar iniciar o programa, é importante que faça o registro. Do contrário, não é possível executar este software. Feito isso, você pode criar novas telas.
Clique em “New” (Novo) e preencha a janela que vai aparecer apenas com os dados essenciais como o nome do tema e o seu próprio nome – afinal é importante assumir a autoria! Depois, confirme clicando em “Create” e prepare-se para o próximo passo.
A janela que surge em seguida é bastante completa. Portanto, esteja preparado para clicar e alterar cores, imagens e fontes como nunca! Preste atenção nas divisões que o programa impõe à tela de logon. Você deve segui-las, afinal trata-se de uma estrutura bastante delicada.
Depois de personalizar à vontade, você deve clicar no primeiro ícone da Barra de ferramentas do programa. Porém, se você preferir algo imediato, pode usar os modelos que o LogonStudio for XP já possui na sua biblioteca de exemplos. Basta clicar e aplicar.
Windows Vista
Se o seu sistema operacional for o Windows Vista, você deve usar o LogonStudio for Vista. Entretanto, só faça as alterações se todas as medidas preventivas (ponto de restauração e backup) já estiverem completas. Depois de certificar-se, faça o download do programa clicando aqui.
Assim que o LogonStudio for Vista estiver instalado na sua máquina, é hora de criar suas próprias telas de logon. Clique na opção “Create” (Criar) para abrir a janela de nomeação da sua nova tela de logon.
Depois, clique em “Browse” (Procurar) para buscar a imagem a qual você pretende usar como plano de fundo para a sua tela de logon. Quando encontrá-la, conclua clicando em “Save” (Salvar). Para finalizar a operação, clique em “Apply” quando o tema desejado estiver selecionado.
Windows 7
Em total discordância com as versões anteriores, o programa para personalização de tela de logon do Windows 7 é o mais fácil de operar. O Windows 7 Logon Screen Editor dispensa qualquer tipo de instalação. Porém, ele pede que você determine o idioma de uso logo que executa o software.
Infelizmente, não há versão em português. Por isso, você deve usar aquela em inglês deste software. Depois disso, você é levado a uma janela para de personalização da tela de logon. Como se trata de um software simples, você pode apenas trocar a imagem de fundo.
Para fazer isso, clique em “Set as background” (Definir como plano de fundo). Caso deseje reverter, clique no botão vizinho a este – “Default background” (Plano de fundo padrão) para restaurar. Pronto! Agora a sua tela de logon já está personalizada de acordo com a sua vontade!
Depois disso tudo, não se esqueça de reiniciar o computador para confirmar se todas as mudanças ocorreram como deveriam. Se a sua tela personalizada apareceu sem qualquer problema, parabéns! Agora você já possui um verdadeiro personal computer!
Até a próxima dica do Dj SnakeRoots!
domingo, 9 de maio de 2010
Como fazer ligações de graça!!! (Dicas do Dj SnakeRoots)
O sonho de muitos consumidores já é realidade. Do celular, do telefone e do próprio computador, você já pode telefonar para amigos sem pagar nada por isso. Saiba como!
Quando o assunto é telefonia, a sabedoria popular sempre foi bastante criativa. Quem nunca ouviu pelo menos um método de fazer ligações sem pagar nada? Segurar o último dígito, apertá-lo três vezes após terminar de digitar o número e grafite no cartão telefônico são apenas algumas das dezenas de lendas urbanas sobre telefonemas gratuitos.
Com a popularização da internet, novas tentativas e maneiras de realizar chamadas gratuitamente surgiram. Sabendo dessa compulsão por falar sem pagar, muitas pessoas mal-intencionadas a utilizaram como pretexto para disseminar vírus e outras pragas virtuais. E novamente o sonho da ligação grátis morreu.
Porém, por mais que muita gente ainda desconfie, existem sim modos de fazer telefonemas sem gastar um centavo para isso, e através do próprio celular. Ficou curioso? Saiba então como com este artigo do seu amigo Roberto "Dj SnakeRoots"!
Saem os créditos, entra o 3G
Além de fazer com que você esteja sempre conectado, a rede 3G abriu as portas para o surgimento de aplicativos que possibilitam ligações entre aparelhos celulares sem que você tenha de se preocupar com seus créditos ou com a conta no final do mês.
Um grande exemplo disso é o Fring. Ele é um programa que pode ser utilizado em plataformas como iPhone, Windows Mobile, Android e Symbian e permite que você converse com todos seus contatos do MSN, Gtalk e Skype através do smartphone, seja por 3G ou por Wi-Fi.
O grande destaque deste programa é não exigir que a outra pessoa o utilize para a chamada ser realizada. No caso do MSN, por exemplo, basta você fazer o telefonema para que seu amigo receba o convite para uma conferência de áudio sem que você não gaste nada para isso.
Skype
Outra alternativa para falar de graça é através de um aplicativo já bastante popular. A versão do Skype para iPhone por enquanto utiliza apenas redes Wi-Fi para fazer chamadas gratuitas, mas a empresa já divulgou que uma atualização para usar 3G está para ser lançada.
O funcionamento é exatamente o mesmo do software para computadores. Com ele, você liga para qualquer amigo que também possua uma conta no programa, esteja ele em um smartphone ou PC. Mas vale lembrar que a gratuidade é apenas entre contas Skype e, caso você tente ligar para um número fixo ou outro celular, vai pagar por isso.
Não tenho um celular compatível com esses programas. E agora?
Caso você possua um aparelho que não é capaz de executar esses programas, não se desespere, já que existem outros métodos para realizar ligações telefônicas sem se preocupar com tarifas.
O site Nonoh, por exemplo, faz algo bastante interessante para que você não gaste com telefonemas. Ele serve como mediador entre o telefone de origem e o de destino e tudo o que você precisa fazer é inserir os dois números.
Ao clicar no botão “Call” (Chamar), os dois aparelhos tocam e você pode conversar à vontade e completamente de graça até mesmo em ligações internacionais. O único detalhe é que ele só funciona com números fixos de alguns países, o que inclui o Brasil. Para conferir as localidades gratuitas e tarifas para outras regiões, visite a página do serviço.
Outra sugestão para quem precisa realizar chamadas para fora do país e quer economizar é o programa VoIPCheap. Apesar de não funcionar em celulares, ele permite que você ligue para o exterior através de seu computador sem precisar desembolsar nada, além de também fazer chamadas entre PCs.
O VoIP é uma versão para a internet das ligações tradicionais, mas ao invés de utilizar linhas telefônicas, ele transmite a voz através do protocolo de internet (IP). É isso que possibilita conversar com qualquer pessoa no mundo de graça.
O único problema desse programa é que os telefonemas gratuitos só podem ser realizados para telefones fixos (com algumas exceções) de determinados países, como Argentina, Portugal e Reino Unido. O Brasil, infelizmente, ficou de fora. Mas com isso você tem um ótimo pretexto para treinar seu inglês.
Ligações patrocinadas
Ok, você viu todas as possibilidades até agora, mas você não possui um iPhone e o que você quer é ligar do seu celular para outro sem gastar ou baixar nada. Conheça então a novidade que faz exatamente isso.
O Freakom é um serviço para telefones móveis que possui um sistema bastante simples e interessante: você digita asterisco, zero, o código da operadora e o número desejado e faz ligações de até um minuto sem pagar nada por isso.
É claro que esse telefonema tem de ser pago por alguém, e é aí que entra a “chamada patrocinada”. Esse tempo gratuito que você tem para conversar é pago por algum anunciante e, por conta disso, antes de falar, você ouve uma pequena propaganda de até 24 segundos. Em seguida, tem um minuto para falar sem custo algum. Caso o tempo expire, basta repetir o processo.
Mas antes que você se empolgue e saia fazendo ligações por aí, saiba que o Freakom só está disponível, por enquanto, com a operadora Sercomtel, de Londrina (PR). Porém já foi anunciado que em breve outras localidades e operadoras vão desfrutar das facilidades do serviço.
Agora que você já sabe como fazer chamadas completamente de graça, que tal ligar para aquela pessoa com quem você não conversa há muito tempo? Aproveite e conte nos comentários se este artigo lhe foi útil!
Quando o assunto é telefonia, a sabedoria popular sempre foi bastante criativa. Quem nunca ouviu pelo menos um método de fazer ligações sem pagar nada? Segurar o último dígito, apertá-lo três vezes após terminar de digitar o número e grafite no cartão telefônico são apenas algumas das dezenas de lendas urbanas sobre telefonemas gratuitos.
Com a popularização da internet, novas tentativas e maneiras de realizar chamadas gratuitamente surgiram. Sabendo dessa compulsão por falar sem pagar, muitas pessoas mal-intencionadas a utilizaram como pretexto para disseminar vírus e outras pragas virtuais. E novamente o sonho da ligação grátis morreu.
Porém, por mais que muita gente ainda desconfie, existem sim modos de fazer telefonemas sem gastar um centavo para isso, e através do próprio celular. Ficou curioso? Saiba então como com este artigo do seu amigo Roberto "Dj SnakeRoots"!
Saem os créditos, entra o 3G
Além de fazer com que você esteja sempre conectado, a rede 3G abriu as portas para o surgimento de aplicativos que possibilitam ligações entre aparelhos celulares sem que você tenha de se preocupar com seus créditos ou com a conta no final do mês.
Um grande exemplo disso é o Fring. Ele é um programa que pode ser utilizado em plataformas como iPhone, Windows Mobile, Android e Symbian e permite que você converse com todos seus contatos do MSN, Gtalk e Skype através do smartphone, seja por 3G ou por Wi-Fi.
O grande destaque deste programa é não exigir que a outra pessoa o utilize para a chamada ser realizada. No caso do MSN, por exemplo, basta você fazer o telefonema para que seu amigo receba o convite para uma conferência de áudio sem que você não gaste nada para isso.
Skype
Outra alternativa para falar de graça é através de um aplicativo já bastante popular. A versão do Skype para iPhone por enquanto utiliza apenas redes Wi-Fi para fazer chamadas gratuitas, mas a empresa já divulgou que uma atualização para usar 3G está para ser lançada.
O funcionamento é exatamente o mesmo do software para computadores. Com ele, você liga para qualquer amigo que também possua uma conta no programa, esteja ele em um smartphone ou PC. Mas vale lembrar que a gratuidade é apenas entre contas Skype e, caso você tente ligar para um número fixo ou outro celular, vai pagar por isso.
Não tenho um celular compatível com esses programas. E agora?
Caso você possua um aparelho que não é capaz de executar esses programas, não se desespere, já que existem outros métodos para realizar ligações telefônicas sem se preocupar com tarifas.
O site Nonoh, por exemplo, faz algo bastante interessante para que você não gaste com telefonemas. Ele serve como mediador entre o telefone de origem e o de destino e tudo o que você precisa fazer é inserir os dois números.
Ao clicar no botão “Call” (Chamar), os dois aparelhos tocam e você pode conversar à vontade e completamente de graça até mesmo em ligações internacionais. O único detalhe é que ele só funciona com números fixos de alguns países, o que inclui o Brasil. Para conferir as localidades gratuitas e tarifas para outras regiões, visite a página do serviço.
Outra sugestão para quem precisa realizar chamadas para fora do país e quer economizar é o programa VoIPCheap. Apesar de não funcionar em celulares, ele permite que você ligue para o exterior através de seu computador sem precisar desembolsar nada, além de também fazer chamadas entre PCs.
O VoIP é uma versão para a internet das ligações tradicionais, mas ao invés de utilizar linhas telefônicas, ele transmite a voz através do protocolo de internet (IP). É isso que possibilita conversar com qualquer pessoa no mundo de graça.
O único problema desse programa é que os telefonemas gratuitos só podem ser realizados para telefones fixos (com algumas exceções) de determinados países, como Argentina, Portugal e Reino Unido. O Brasil, infelizmente, ficou de fora. Mas com isso você tem um ótimo pretexto para treinar seu inglês.
Ligações patrocinadas
Ok, você viu todas as possibilidades até agora, mas você não possui um iPhone e o que você quer é ligar do seu celular para outro sem gastar ou baixar nada. Conheça então a novidade que faz exatamente isso.
O Freakom é um serviço para telefones móveis que possui um sistema bastante simples e interessante: você digita asterisco, zero, o código da operadora e o número desejado e faz ligações de até um minuto sem pagar nada por isso.
É claro que esse telefonema tem de ser pago por alguém, e é aí que entra a “chamada patrocinada”. Esse tempo gratuito que você tem para conversar é pago por algum anunciante e, por conta disso, antes de falar, você ouve uma pequena propaganda de até 24 segundos. Em seguida, tem um minuto para falar sem custo algum. Caso o tempo expire, basta repetir o processo.
Mas antes que você se empolgue e saia fazendo ligações por aí, saiba que o Freakom só está disponível, por enquanto, com a operadora Sercomtel, de Londrina (PR). Porém já foi anunciado que em breve outras localidades e operadoras vão desfrutar das facilidades do serviço.
Agora que você já sabe como fazer chamadas completamente de graça, que tal ligar para aquela pessoa com quem você não conversa há muito tempo? Aproveite e conte nos comentários se este artigo lhe foi útil!
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Telebras e a banda larga a partir de R$ 15 (será que vale a pena esperar?)
Os estudos do governo passam pela reativação da Telebras, para concorrer com operadoras de telefonia e forçar a queda do preço do serviço em 70%.
Espera-se elevar o acesso a 68% dos domicílios até 2014. Hoje, somente 19% estão conectados.
Dizem também que Alvarez mencionou três ofertas da nova estatal aos consumidores. O plano seria vender pacotes mensais de R$ 15 (para velocidade de 256 Kbps), R$ 25 (512 Kbps) e R$ 35 (1 Mbps).
Ainda segundo eles, para atingir as metas, o governo disse que investirá entre R$ 3 bilhões e R$ 15 bilhões.
Essa diferença leva em conta a possibilidade de parcerias entre o governo e empresas, Estados e municípios. Muitos deles já têm rede de fibras óticas que poderia ser usada para massificar a internet.
O objetivo é mais que dobrar a atual rede de cabos e de fibras óticas pertencentes às estatais Eletrobrás e Eletronet, que proverão o serviço no país por meio da Telebrás.
Essa rede terá 31 mil km de fibras óticas, passando por 4.278 municípios e atingindo 68% dos domicílios.
Nos bastidores, as operadoras fixas já planejam entrar na Justiça contra o plano do governo, alegando que ele representa a quebra do modelo de privatização.
veja o vídeo:
Mutação de vírus ataca de forma violenta em Messenger para roubar informações
A praga se espalha até via USB e também ataca diversas plataformas de troca de arquivos
A ameaça não é exatamente nova, mas ganhou terreno junto aos usuários na última semana. Trata-se de uma praga que chega através de seu programa de mensagens instantâneas ( MSN Messenger, Windows Live Messenger, Adium etc.). De repente, você recebe uma mensagem pedindo para clicar em um link para ver uma foto. A mensagem é mais ou menos como a da imagem acima. Trata-se, na verdade, de um link para executar uma praga chamada Worm.P2P.Palevo.DP.
O malware da família Palevo.DP cria vários arquivos ocultos na pasta do Windows: mds.sys, mdt.sys, winbrd.jpg, infocard.exe e altera algumas chaves do registro para apontar para esses arquivos e aniquilar o firewall do sistema operacional.
"Como seus irmãos, o Palevo.DP possui um componente backdoor, que permite que atacantes remotos tomem o controle sobre o computador infectado e façam o que quiserem com ele - a instalação de malware adicional e arquivos swiping para o lançamento de campanhas de spam e malware ofensiva em outros sistemas", alerta Bogdan Timofte, pesquisador de ameaças da BitDefender. "A família Palevo também é capaz de interceptar as senhas e outros dados sensíveis inscritos nos navegadores Firefox e Internet Explorer, o que torna extremamente arriscado para os usuários confiar em movimentações bancárias ou compras online."
O mecanismo de contaminação inclui também a infecção de compartilhamentos de rede e dispositivos de armazenamento removíveis USB, onde ele cria arquivos de autorun.inf apontando para a sua cópia. Quando o disco removível ou o pen-drive são inseridos em máquinas com o recurso Autorun ativado ou não protegido por uma solução de segurança no acesso com capacidade de digitalização, o sistema é automaticamente infectado.
Os vírus Palevo também afetam usuários das plataformas de partilha P2P, como Ares, BearShare, iMesh, Shareza, Kazaa, DC + +, eMule e LimeWire, adicionando o seu código a arquivos compartilhados.
Fonte: Br/Msn
A ameaça não é exatamente nova, mas ganhou terreno junto aos usuários na última semana. Trata-se de uma praga que chega através de seu programa de mensagens instantâneas ( MSN Messenger, Windows Live Messenger, Adium etc.). De repente, você recebe uma mensagem pedindo para clicar em um link para ver uma foto. A mensagem é mais ou menos como a da imagem acima. Trata-se, na verdade, de um link para executar uma praga chamada Worm.P2P.Palevo.DP.
O malware da família Palevo.DP cria vários arquivos ocultos na pasta do Windows: mds.sys, mdt.sys, winbrd.jpg, infocard.exe e altera algumas chaves do registro para apontar para esses arquivos e aniquilar o firewall do sistema operacional.
"Como seus irmãos, o Palevo.DP possui um componente backdoor, que permite que atacantes remotos tomem o controle sobre o computador infectado e façam o que quiserem com ele - a instalação de malware adicional e arquivos swiping para o lançamento de campanhas de spam e malware ofensiva em outros sistemas", alerta Bogdan Timofte, pesquisador de ameaças da BitDefender. "A família Palevo também é capaz de interceptar as senhas e outros dados sensíveis inscritos nos navegadores Firefox e Internet Explorer, o que torna extremamente arriscado para os usuários confiar em movimentações bancárias ou compras online."
O mecanismo de contaminação inclui também a infecção de compartilhamentos de rede e dispositivos de armazenamento removíveis USB, onde ele cria arquivos de autorun.inf apontando para a sua cópia. Quando o disco removível ou o pen-drive são inseridos em máquinas com o recurso Autorun ativado ou não protegido por uma solução de segurança no acesso com capacidade de digitalização, o sistema é automaticamente infectado.
Os vírus Palevo também afetam usuários das plataformas de partilha P2P, como Ares, BearShare, iMesh, Shareza, Kazaa, DC + +, eMule e LimeWire, adicionando o seu código a arquivos compartilhados.
Fonte: Br/Msn
VW Amarok chega em maio por R$ 119.490
A Volkswagen do Brasil anunciou nesta quinta-feira, 6 de maio, que vai iniciar as vendas da Amarok até o final de maio.
A primeira picape média desenvolvida pela montadora foi apresentada à imprensa especializada em dezembro de 2009 e foi exposta em vários eventos por todo o Brasil desde então.
De acordo com a VW, a Amarok será vendida, inicialmente, apenas na versão cabine dupla Highline e vai custar 119.490 reais. O utilitário terá um motor 2.0 biturbo a diesel de 16 válvulas, que desenvolve 163 cv e um torque máximo de 40,7 mkgf.
A picape será equipada com uma transmissão manual de seis velocidades e tração nas quatro rodas, que distribui o torque igualmente entre os dois eixos. A Amarok ainda possui a 4x4 reduzida, que transpõe trechos mais difíceis, e um sistema de bloqueio eletrônico do diferencial (EDS).
Os itens de série incluem airbag duplo, cintos de segurança com pré-tensionadores nos bancos dianteiros, freios com sistema anti-travamento (ABS) configurado para trilhas fora-de-estrada (que, segundo a marca, otimiza a ação dos freios em pisos escorregadios), rodas de 18 polegadas, ar-condicionado digital com duas zonas de regulagem de temperatura, bancos revestidos em couro e sistema de som com tela sensível ao toque.
Controle de estabilidade (ESP) e rodas de liga leve de 19 polegadas são oferecidos como opcionais. A Amarok terá como principais concorrentes a Mitsubishi L200 Triton 3.2 16V e a Toyota Hilux SRV 3.0, ambas movidas a diesel.
veja o vídeo dessa criança!:
domingo, 2 de maio de 2010
Emprego no setor de videogames se recupera
O futuro está parecendo mais promissor para quem aspira um emprego no setor de videogames nos Estados Unidos. Apesar dos salários se manterem relativamente estáveis, o número de vagas está crescendo.
"As contratações subiram, ante o ano passado, mas o mercado continua complicado", disse Marc Mencher, presidente da Gamerecruiters.com. "Infelizmente, temos cerca de 12 mil desempregados no segmento de videogames da América do Norte. Mas com o forte crescimento nos MMO (jogos online para grande número de jogadores) e no segmento de jogos sociais, antevemos uma recuperação.
Leia mais notícias sobre Tecnologia
Os salários, no entanto, ainda não estão acompanhando essa tendência de alta, enquanto o setor começa a se recuperar depois da queda de 8 por cento nas vendas de videogames nos EUA um ano atrás, em meio à crise financeira mundial.
A nova pesquisa anual sobre salários no setor de videogames da Game Developer Research constatou que o salário anual médio nas grandes empresas de videogames dos Estados Unidos em 2009 foi de 75.573 dólares, um declínio de mais de 4 por cento ante os 79 mil dólares de 2008.
"Em termos gerais, os salários do setor de videogames cresceram 24 por cento, ante a média de 60.381 dólares anuais de 2001, o ano em que começamos a estudar o pagamento dos programadores", disse Chris Remo, co-diretor da Game Developer Research e editor da Gamasutra.com.
"Em geral, os salários vêm crescendo ou mantendo a estabilidade, ano a ano; as únicas exceções foram o ano passado e o declínio de 1 por cento registrado entre 2005 e 2006", disse.
Depois do salário recorde estabelecido pelo setor de videogames em 2008, o ano passado viu o primeiro caso já registrado de redução significativa na média salarial, já que a confiança dos consumidores estava abalada pela recessão e os empregadores tentaram cortar custos de todas as maneiras.
Apesar da queda, 2009 ainda registra o segundo maior salário anual médio na história do setor.
"Não é incomum que programadores de videogames ganhem de 80 mil a 150 mil dólares anuais", diz o Peter Raad, diretor executivo do Guildhall, um programa de pós-graduação em design de videogames na Southern Methodist University.
11 dicas para um bom currículo
Português errado, excesso de informação, fotos inadequadas, letras coloridas...A lista de pecados curriculares não termina aí, e cometê-los pode custar uma boa oportunidade de trabalho.
Antes de preparar ou atualizar o currículo, lembre-se de que ele é uma apresentação da sua própria vida. "Na verdade, ele é o espelho da pessoa, um reflexo", afirma a headhunter Laís Passarelli, sócia da Passarelli Consultores.
"Às vezes o candidato é ótimo, mas transmite uma péssima imagem por apresentar um CV ruim", ressalta Neussymar Magalhães, consultora da RHMC. A seguir, saiba como preparar um currículo com o layout e conteúdo recomendados pelos principais profissionais da área:
1 - Dados pessoais: Resumem-se ao seu nome, endereço com CEP, telefone, email e só. Idade e estado civil são optativos. Não há necessidade de colocar número de CIC, RG, carteira profissional ou título de eleitor. A função do currículo é estimular uma entrevista pessoal - documentos serão pedidos nas etapas seguintes. Para ser encontrado de forma fácil e rápida, mantenha sempre atualizados telefone e email.
2 - Objetivo: Deixe claro, logo no início, a qual cargo você está se candidatando ou qual a sua área de interesse.
3 - Formação: Mencione os cursos de nível superior, de pós-graduação e especializações que fez, na ordem do último para o primeiro. Não se esqueça de colocar os anos de início e término de cada um e o nome completo das instituições. Desista de tentar impressionar o leitor de seu currículo aglomerando cursos relâmpagos. Destaque apenas os que realmente contribuíram para sua formação profissional e realizações.
4 - Experiência profissional: Trata-se de um resumo relâmpago (máximo de dez linhas), sobre sua carreira, a ser exposto na primeira página. O leitor precisa entender sua evolução profissional numa rápida passada de olhos, por isso vá direto ao ponto. Inicie sempre pela experiência mais recente e foque nos resultados alcançados.
5 - Histórico profissional: O ideal é salientar os cargos mais recentes. Inclua data de admissão e de saída, o nome da empresa e o cargo. "O que interessa são as experiências dos últimos cinco ou dez anos", ressalta Laís. Se as empresas por onde você passou não forem conhecidas, faça um resumo (de duas linhas no máximo) do perfil, setor em que atua, faturamento e número de empregados. Comente sobre o departamento em que atuava e explique a sua importância para a empresa. Sintetize suas principais realizações em duas linhas. Destaque projetos que liderou ou dos quais participou, metas atingidas, etc.
6 - Idiomas: Seja honesto, qualquer informação colocada no currículo sempre será checada. Se for fluente, diga que é fluente. Se for intermediário, coloque intermediário. Também mencione se estiver frequentando algum curso. Listar nomes dos certificados de proficiência da língua e intercâmbios culturais ajuda. Desculpas do tipo "meu inglês está enferrujado" ou "com um curso de imersão, recupero meu espanhol" não funcionam e podem até irritar os entrevistadores.
8 - Salários: Não mencione pretensões salariais. "É de péssimo tom", diz Laís. Mesmo que o anúncio peça para você informar quanto quer ganhar, não escreva ainda qual é o salário pretendido. Deixe para tratar desse assunto mais tarde. "Dependendo do valor, esse item já pode ser a primeira barreira entre a empresa e o candidato", afirma Neussymar.
9 - Carta de apresentação: Ela não é fundamental, embora seja bastante útil desde que diga, em cinco linhas, o tipo de empresa e os cargos que você deseja. Se não for curta e objetiva assim, esqueça.
10 - Revisão: Depois de pronto, leia e releia o texto com calma e atenção. É recomendável mostrá-lo para algum amigo mais experiente, que possa alertá-lo para possíveis deslizes, ou até mesmo contratar um revisor. Erros de português e de digitação passam idéia de desleixo.
1 - Orientações de formato: Número de páginas: O currículo deve ter entre uma e duas páginas. Se o histórico profissional for muito grande, faça um resumo das coisas principais na primeira página e depois entre em detalhes nas páginas seguintes.
Texto: Utilize tipos básicos de letra, que facilitam a leitura. A melhor apresentação são folhas brancas (em caso de envio em papel) e fontes clássicas, como Arial, Times New Roman ou Verdana. Clareza é fundamental: a pessoa que vai ler o seu currículo tem que entender o que está escrito. Utilize uma linguagem simples, não deixe dúvidas de entendimento.
Evite discursos em primeira pessoa. "Em tempos em que o trabalho em equipe é super valorizado, um discurso centralizado no Eu pode sugerir que candidato não sabe trabalhar em grupo", alerta Neussymar. Cuidado com uso da terceira pessoa, por exemplo: "implantou" o projeto de tecnologia, "fez" curso de..."implementou" isso ou aquilo. Falando assim, você corre o risco de cair no pedantismo. Negrito pode ser usado para destacar cargos e funções.
Fotos: Não envie foto anexada ao currículo. Antes de conhecer a cara do candidato, os recrutadores querem saber de seus feitos e habilidades. Só mande foto se isso for pedido e cuide para que seja uma 3x4 comportada.
Antes de preparar ou atualizar o currículo, lembre-se de que ele é uma apresentação da sua própria vida. "Na verdade, ele é o espelho da pessoa, um reflexo", afirma a headhunter Laís Passarelli, sócia da Passarelli Consultores.
"Às vezes o candidato é ótimo, mas transmite uma péssima imagem por apresentar um CV ruim", ressalta Neussymar Magalhães, consultora da RHMC. A seguir, saiba como preparar um currículo com o layout e conteúdo recomendados pelos principais profissionais da área:
1 - Dados pessoais: Resumem-se ao seu nome, endereço com CEP, telefone, email e só. Idade e estado civil são optativos. Não há necessidade de colocar número de CIC, RG, carteira profissional ou título de eleitor. A função do currículo é estimular uma entrevista pessoal - documentos serão pedidos nas etapas seguintes. Para ser encontrado de forma fácil e rápida, mantenha sempre atualizados telefone e email.
2 - Objetivo: Deixe claro, logo no início, a qual cargo você está se candidatando ou qual a sua área de interesse.
3 - Formação: Mencione os cursos de nível superior, de pós-graduação e especializações que fez, na ordem do último para o primeiro. Não se esqueça de colocar os anos de início e término de cada um e o nome completo das instituições. Desista de tentar impressionar o leitor de seu currículo aglomerando cursos relâmpagos. Destaque apenas os que realmente contribuíram para sua formação profissional e realizações.
4 - Experiência profissional: Trata-se de um resumo relâmpago (máximo de dez linhas), sobre sua carreira, a ser exposto na primeira página. O leitor precisa entender sua evolução profissional numa rápida passada de olhos, por isso vá direto ao ponto. Inicie sempre pela experiência mais recente e foque nos resultados alcançados.
5 - Histórico profissional: O ideal é salientar os cargos mais recentes. Inclua data de admissão e de saída, o nome da empresa e o cargo. "O que interessa são as experiências dos últimos cinco ou dez anos", ressalta Laís. Se as empresas por onde você passou não forem conhecidas, faça um resumo (de duas linhas no máximo) do perfil, setor em que atua, faturamento e número de empregados. Comente sobre o departamento em que atuava e explique a sua importância para a empresa. Sintetize suas principais realizações em duas linhas. Destaque projetos que liderou ou dos quais participou, metas atingidas, etc.
6 - Idiomas: Seja honesto, qualquer informação colocada no currículo sempre será checada. Se for fluente, diga que é fluente. Se for intermediário, coloque intermediário. Também mencione se estiver frequentando algum curso. Listar nomes dos certificados de proficiência da língua e intercâmbios culturais ajuda. Desculpas do tipo "meu inglês está enferrujado" ou "com um curso de imersão, recupero meu espanhol" não funcionam e podem até irritar os entrevistadores.
8 - Salários: Não mencione pretensões salariais. "É de péssimo tom", diz Laís. Mesmo que o anúncio peça para você informar quanto quer ganhar, não escreva ainda qual é o salário pretendido. Deixe para tratar desse assunto mais tarde. "Dependendo do valor, esse item já pode ser a primeira barreira entre a empresa e o candidato", afirma Neussymar.
9 - Carta de apresentação: Ela não é fundamental, embora seja bastante útil desde que diga, em cinco linhas, o tipo de empresa e os cargos que você deseja. Se não for curta e objetiva assim, esqueça.
10 - Revisão: Depois de pronto, leia e releia o texto com calma e atenção. É recomendável mostrá-lo para algum amigo mais experiente, que possa alertá-lo para possíveis deslizes, ou até mesmo contratar um revisor. Erros de português e de digitação passam idéia de desleixo.
1 - Orientações de formato: Número de páginas: O currículo deve ter entre uma e duas páginas. Se o histórico profissional for muito grande, faça um resumo das coisas principais na primeira página e depois entre em detalhes nas páginas seguintes.
Texto: Utilize tipos básicos de letra, que facilitam a leitura. A melhor apresentação são folhas brancas (em caso de envio em papel) e fontes clássicas, como Arial, Times New Roman ou Verdana. Clareza é fundamental: a pessoa que vai ler o seu currículo tem que entender o que está escrito. Utilize uma linguagem simples, não deixe dúvidas de entendimento.
Evite discursos em primeira pessoa. "Em tempos em que o trabalho em equipe é super valorizado, um discurso centralizado no Eu pode sugerir que candidato não sabe trabalhar em grupo", alerta Neussymar. Cuidado com uso da terceira pessoa, por exemplo: "implantou" o projeto de tecnologia, "fez" curso de..."implementou" isso ou aquilo. Falando assim, você corre o risco de cair no pedantismo. Negrito pode ser usado para destacar cargos e funções.
Fotos: Não envie foto anexada ao currículo. Antes de conhecer a cara do candidato, os recrutadores querem saber de seus feitos e habilidades. Só mande foto se isso for pedido e cuide para que seja uma 3x4 comportada.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
5 fatos científicos que provam como vídeo game faz bem a saúde
Sua mãe deve falar (ou falava, para os mais velhos), que vídeo game fazia mal para os olhos, que viciava, que “estragava a cabeça” e coisas do gênero. Felizmente, elas estavam completamente erradas. Pesquisas recentes comprovam que vídeo game faz muito bem, em diversos pontos de nossa vida.
Leia tudo direitinho e quando sua mãe mandar você parar de jogar, mostre isso para ela:
5 – Visão
Mal sabia você, que quando chegava na locadora e pedia: “Ei tio me dá um jogo de tirinho”, na verdade estava pedindo a mesma coisa que: “Ei tio, me dá um tapa-olha”. Não, eu não estou louco. Mas por que essa conexão maluca?
Simples, existe uma doença chamada ambilopia, conhecida popularmente como “olha preguiçoso”. Nesses caso um dos olhos não funciona tão bem quanto o outro e o único método de cura era usar um tapa-olho. Mas agora pesquisadores descobriram que 1 hora de vídeo game é equivalente a 400 horas “fantasiado de pirata”.
Os jogos de “tirinho” ainda ajudam a melhorar a visão de pessoas sem nenhuma doença, pois devido a extrema ação ele treinam nosso cérebro para ver varias coisas ao mesmo tempo.
4 – Cérebro
O jogo mais popular do mundo pode fazer com que você consiga enxergar melhor, tenha um tato mais definido e a audição mais apurada. Algumas pesquisas mostraram que jogar esse clássico, 30 minutos por dia, deixa o córtex do nosso cérebro mais “forte”.
Mas qual é o jogo mais popular do mundo? Tetris. E qual o segundo mais popular? Mario. Juntado os dois nós temos diversão garantida:
Jogo Mario Tetris 3
3 – Equilíbrio
Pesquisadores usaram vídeo game para melhorar o equilíbrio de pessoas portadores de Parkinson. Todos os dias eles faziam essas pessoas brincarem com jogos interativos no Nintendo Wii, tais como Wii Sports e Wii Fit. Jogos onde seus movimentos reais são reproduzidos na tela. Desse modo, jogando vídeo game, essas pessoas tiveram um aumento significativo em seu equilíbrio, além de fazer com que o declínio das condições físicas fossem reduzidos.
2 – Boa forma
Quem que não pagou aquele “mico” jogando no meio do shopping aqueles jogos de dança? Mas saiba que hoje em dia esse tipo de atividade está sendo adotada por academias, pois além de muito mais divertidas (bem melhor do que ficar caminhando na esteira) elas nos deixam em forma.
1 – Coordenação motora
Se um dia você, ou alguém que conhece, tiverem que fazer um cirurgia, nunca se esqueça de pergunta ao cirurgião se ele anda jogando bastante vídeo game. Uma pesquisa revelou que os médicos chegados a jogatina virtual tendem a cometer menos erros e serem mais rápidos no procedimentos cirúrgicos. Fica a dica.
Fonte: Minilua
Leia tudo direitinho e quando sua mãe mandar você parar de jogar, mostre isso para ela:
5 – Visão
Mal sabia você, que quando chegava na locadora e pedia: “Ei tio me dá um jogo de tirinho”, na verdade estava pedindo a mesma coisa que: “Ei tio, me dá um tapa-olha”. Não, eu não estou louco. Mas por que essa conexão maluca?
Simples, existe uma doença chamada ambilopia, conhecida popularmente como “olha preguiçoso”. Nesses caso um dos olhos não funciona tão bem quanto o outro e o único método de cura era usar um tapa-olho. Mas agora pesquisadores descobriram que 1 hora de vídeo game é equivalente a 400 horas “fantasiado de pirata”.
Os jogos de “tirinho” ainda ajudam a melhorar a visão de pessoas sem nenhuma doença, pois devido a extrema ação ele treinam nosso cérebro para ver varias coisas ao mesmo tempo.
4 – Cérebro
O jogo mais popular do mundo pode fazer com que você consiga enxergar melhor, tenha um tato mais definido e a audição mais apurada. Algumas pesquisas mostraram que jogar esse clássico, 30 minutos por dia, deixa o córtex do nosso cérebro mais “forte”.
Mas qual é o jogo mais popular do mundo? Tetris. E qual o segundo mais popular? Mario. Juntado os dois nós temos diversão garantida:
Jogo Mario Tetris 3
3 – Equilíbrio
Pesquisadores usaram vídeo game para melhorar o equilíbrio de pessoas portadores de Parkinson. Todos os dias eles faziam essas pessoas brincarem com jogos interativos no Nintendo Wii, tais como Wii Sports e Wii Fit. Jogos onde seus movimentos reais são reproduzidos na tela. Desse modo, jogando vídeo game, essas pessoas tiveram um aumento significativo em seu equilíbrio, além de fazer com que o declínio das condições físicas fossem reduzidos.
2 – Boa forma
Quem que não pagou aquele “mico” jogando no meio do shopping aqueles jogos de dança? Mas saiba que hoje em dia esse tipo de atividade está sendo adotada por academias, pois além de muito mais divertidas (bem melhor do que ficar caminhando na esteira) elas nos deixam em forma.
1 – Coordenação motora
Se um dia você, ou alguém que conhece, tiverem que fazer um cirurgia, nunca se esqueça de pergunta ao cirurgião se ele anda jogando bastante vídeo game. Uma pesquisa revelou que os médicos chegados a jogatina virtual tendem a cometer menos erros e serem mais rápidos no procedimentos cirúrgicos. Fica a dica.
Fonte: Minilua
quinta-feira, 29 de abril de 2010
1º video mostrando os ambientes de "Shadow Harvest" jogo que sai para PC e XBOX360.
Shadow Harvest é definido no ano de 2025. O jogador assume o controle sobre dois agentes ISA (Myra Lee e Aron Alvarez), que são mobilizados como agentes da elite black-ops em vários pontos atuais e futuros conflitos em todo o mundo para completar cooperativamente operações encobertas. Ambos os personagens são muito diferentes um do outro e têm também diferentes habilidades especiais. Para alcançar todas as metas e otimizar a missão, o jogador precisa combinar suas habilidades de Myra stealth, inteligência e capacidade atlética com a abordagem de Aron de batalha e força .
O enredo do jogo é inspirado nas atividades do Exército E.U. em especial na unidade de operações especiais ISA (Intelligence Support Activity), mas apesar de seu aspecto altamente detalhado e realista, Shadow Harvest não se esforça para ser um simulador hardcore militar nem quer ser apenas mais um "shooter em dupla". Além de ser um jogo de ação acelerado tático quando jogando com Aron, Shadow Harvest também possui stealth real e elementos de ação e aventura quando jogado com Myra. A mistura dos recursos dos 2 personagens permite novas possibilidades de narrativa interativa e permite que o jogador mergulhe profundamente em uma história emocionante e em uma experiência de jogo envolvente e única.
veja vídeo de Lançamento:
Emoção em miniatura - Imagine um de verdade?
Todo mundo está careca de saber que as leis de trânsito existem para serem respeitadas e que não dá pra sair barbarizando pelas ruas. Mas se o bom-senso não permite loucuras ao volante, que tal matar a vontade de andar no limite com um carrinho de controle remoto?
Este comercial da Nissan canadense nos faz lembrar de nossa infância, quando adorávamos brincar em estradas imaginárias, desviando de obstáculos e andando a toda velocidade.
Clique no vídeo abaixo e confira o que o pequeno Sentra SE-R em escala 1/10 é capaz de fazer.
Como funciona uma máquina copiadora? Você já parou prara pensar como funciona?
O livro fica em uma superfície e a cópia sai do outro lado. Mas você já parou para pensar em como funciona uma máquina copiadora, as famosas máquinas de Xerox?
No ano passado, o mundo comemorou 50 anos de fabricação da 914, a primeira máquina copiadora de papel comum. Ela foi inventada em 1959, Rochester, pela anteriormente denominada Haloid Company, agora conhecida por Xerox, de forma a revolucionar o mundo empresarial.
Agora, mais de 50 anos depois, as máquinas copiadoras ainda fazem parte do nosso dia a dia, seja no trabalho ou nos estudos. Entretanto, a tecnologia evoluiu, de forma que as máquinas ficaram menores, reproduzem cores e muito mais.
Imagem: Xerox
Por estar tão arraigada em nosso cotidiano, nem mesmo paramos para pensar em como essas máquinas funcionam. De que forma elas copiam os dados desde o meio de século passado? Confira aqui a evolução destes aparelhos e as diferentes tecnologias existentes atualmente.
As copiadoras clássicas
Uma copiadora utiliza um dos princípios mais básicos da física: as cargas opostas que se atraem, assim como quando você passa um lápis rapidamente pelos cabelos e depois o coloca perto de pequenos pedaços de papel recortado.
Assim como na brincadeira de criança, uma copiadora utiliza um dos princípios mais básicos da física, em que corpos de cargas opostas se atraem. A chapa magnética que fica logo abaixo do vidro em que você coloca o original é carregada com cargas positivas ao ligar a máquina.
Ao contrário, o toner, que não é tinta, mas um pó formado por partículas de plástico, tem como característica ser dotado de carga negativa. Uma vez ligada, a luz ultravioleta que passa pelo original atravessa a parte do papel que não contém imagens, ou seja, a parte branca.
Enquanto isso, as partes que possuem algum tipo de inscrição barram a luz. Essas partes continuam com carga positiva, diferente daquelas que a luz conseguiu atravessar. Essa parte positiva será a imagem preta vista ao final do processo.
Uma vez que cargas positivas e negativas se atraem, o toner e as partes positivas remanescentes da “chuva de luz” anterior acabam juntos na chapa logo abaixo do vidro. Porém, é preciso que a informação colada na chapa migre para a folha de papel.
Para isso, a máquina copiadora deixa a folha de papel também com cargas positivas, porém mais fortes do que aquelas da chapa. Dessa forma, o pó plástico é obrigado pelas leis da física a migrar novamente, dessa vez para o papel.
Entretanto, uma vez pronta a imagem, é preciso fazer com que ela “cole” no papel sem necessidade de utilizar nenhuma lei da física. Para isso, a máquina copiadora possui dois rolos aquecidos por lâmpadas e coberto de teflon, para que o pó não grude no aparelho.
Ao aquecer os rolos, o pó plástico da folha é derretido e aparece, assim como uma tinta, no final do processo. Com isso você recebe sua cópia “quentinha” e idêntica ao original, porém em preto e branco.
Cópias coloridas
Já as cópias coloridas foram inseridas em 1968, através de um processo de impressão um pouco diferente. A impressão por sublimação de tinta substituiu a tecnologia eletrostática nas primeiras máquinas lançadas.
A impressão por sublimação segue uma característica diferente, uma vez que a máquina possui rolos de cores diferentes, que parecem celofane. As tintas coloridas se prendem a esses rolos e são aquecidos, de forma que a tinta se transforme em vapor e se espalhe pela superfície do papel e repita a forma anterior dada ou pelo computador ou pela luz da copiadora.
A evolução
Já as copiadoras mais recentes utilizam a tecnologia digital para dar conta do trabalho. Essa tecnologia, que cada vez mais toma conta do nosso cotidiano, consiste em integrar um scanner e a impressão a laser para resolver o problema e copiar um conteúdo.
Entre as vantagens da digitalização estão a modificação da qualidade de imagem e a habilidade de criar digitalizações sem necessariamente ser preciso imprimir um trabalho, além de rapidez, uma vez que a imagem original é escaneada apenas uma vez, para depois criar cópias.
Em copiadoras que utilizam o magnetismo, por exemplo, é necessário que a máquina, a cada cópia, escaneie o conteúdo para enviar para o papel. Isso quer dizer que é preciso criar o “negativo” da imagem para uma cópia de cada vez.
Prós e contras
Cada uma das tecnologias que copiam o original mantém pontos positivos e negativos. A copiadora eletromagnética de toner, por exemplo, possui uma grande vantagem em relação a outras ferramentas do gênero: o preço.
Enquanto as máquinas em si possuem um custo alto, a manutenção e a quantidade de cópias que podem ser feitas com apenas um toner não deixam a desejar. Porém, a exposição à luz ultravioleta preocupava alguns, devido ao uso de selênio e à emissão de gás ozônio ao aquecer as partículas de plástico.
Atualmente, uma grande variedade de fontes de luz é utilizada para a fotocópia, de forma que se busca o melhor em termos de segurança para quem utiliza as máquinas, não sendo exposto à luzes ultravioletas que podem não beneficiar o corpo e os olhos.
Já as máquinas que se utilizam da impressão por sublimação trazem à imagem copiada muito mais qualidade e nitidez. Isso porque as partículas de tinta transformadas em gás pintam cada ponto de uma cor diferente, se isso for preciso, de forma a demonstrar nuances muito mais claramente.
Esse tipo de tecnologia é muito usado em máquinas mais específicas, como aquelas que imprimem fotos de alta qualidade. Entretanto, tanta qualidade tem seu lado ruim, uma vez que esse tipo de ferramenta pode ser usada em atividades ilegais, como impressão de dinheiro falso e cópias piratas de capas de áudio e vídeo.
Já a combinação de scanner e impressão parece ser aquela que mais agrada a muita gente, principalmente para máquinas domésticas. Não é à toa que as multifuncionais vêm ganhando cada vez mais mercado e se transformam em um item quase de série para quem possui computador.
Com a agilidade dos processos online, é muito mais fácil, por exemplo, escanear e enviar um comprovante de compra do que mandá-lo pelo correio. Ou ainda copiar um texto diretamente para o computador, sem se preocupar em guardá-lo em armários como os bons e velhos “Xerox” de antigamente.
É importante comentar também que todas essas tecnologias ainda estão ligadas. Algumas impressoras multifuncionais, por exemplo, utilizam o toner para impressão. Há também copiadoras profissionais que requerem o uso de tinta e impressão por sublimação para cópias coloridas.
Isso quer dizer que cada tecnologia evolui e aquilo que é mais vantajoso acaba sendo incorporado nas mais diversas máquinas. Tudo isso para trazer cópias e impressões de maior qualidade e, de preferência, com um preço cada vez mais acessível.
Veja vídeo da Impressora 3D:
Assinar:
Postagens (Atom)